Vascaínos: informo que não sairei da vida do Vasco da Gama, isso é impossível, pois o Vasco da Gama está dentro do meu coração desde que me entendo por gente, e em minha mente nas minhas mais distantes memórias. Aprendi a ser Vasco da Gama com meus avós paternos, portugueses, de maneira avassaladora. Amor às primeiras frases de “O Vasco é Vasco,
o resto é fiasco – com direito aquela puxada da letra “R” no estilo
inconfundível português de ser”. Continuo como Conselheiro Eleito, e o
mais importante, continuo como torcedor que é a base de sustentação
histórica do nosso clube. A grandeza do Vasco da Gama é
incompreensível, provoca reações anti-profissionais de profissionais
super gabaritados. Simplesmente não compreendem a história do Vasco da Gama,
pois nunca a viveram ou nunca tiveram história parecida contada pelas
gerações passadas. Tem dificuldade absurda de compreenderem o que
significa pioneirismo no futebol, o que significa ter construído o maior
estádio da América em 1927 – até hoje um dos mais emblemáticos do
mundo, o que significa ter lutado contra o racismo de maneira pública,
de ter realizado a primeira grande conquista internacional do futebol
pentacampeão do mundo, de ter um expresso no futebol, da vitória diga-se
de passagem, de ter realizado a maior virada da história do futebol,
etc.... Enfim, ser Vasco da Gama é ter uma cruz de malta no DNA, ainda não descoberta pela ciência moderna.
Deixo
a vice-presidência de marketing com respeito e profissionalismo (não
remunerado e voluntário não custa lembrar), agradecendo ao Presidente
Roberto Dinamite e Diretoria Administrativa pela oportunidade que me foi
dada, pela condição de trabalho e liberdade até o momento. Muita coisa
foi feita e muita que acredito que renderão bons frutos. O que consegui
de bom e importante divido com toda a equipe do departamento de
marketing, com os demais departamentos, com os membros da diretoria, dos
Conselhos/Poderes (Deliberativo, Fiscal, Beneméritos, Assembléia Geral e
Administrativa), das empresas patrocinadoras/aliadas, com todos os
funcionários. Nunca fiz nada sozinho. Dependendo da situação ajudei um
pouco mais ou um pouco menos, mas sempre com comprometimento e com o
sentido de engrandecimento ao Vasco da Gama. Tenho certeza
que deixo um saldo positivo enquanto estive nessa função. Os erros?
Procurei com o time corrigi-los de maneira imediata. Os acertos? Que se
tornassem cada vez mais frequentes e impactantes.
Já publiquei em
algumas postagens em rede social, mas nesse momento acho importante
reafirmar que não saio devido a chegada da nova equipe. Ela em si é uma
tentativa super válida. Chegam pessoas competentes muito bem remuneradas
e preparadas para conseguirem excelentes resultados para o Vasco da Gama. Não saio por divergências entre os vice-presidentes. Não saio por uma ação em grupo ou algo assim.
Minha decisão de saída procura preservar decisões e caminhos que não são da minha alçada. Com respeito à presidência do Vasco da Gama,
entreguei minha renúncia e deixei todas as ações/atividades/projetos e
opiniões por escrito, para que não houvesse qualquer tipo de informação
estratégica que fosse levada comigo. Além disso, coloquei-me formalmente
à disposição para ajudar no que fosse necessário. Sempre que a
presidência ou diretoria precisar, estarei disponível para dar minha
opinião. Meu conceito de ética passa por aqui.
Não posso deixar de mencionar o chamado “Conselhinho”, um capítulo à parte de dedicação voluntária ao Vasco da Gama.
As reuniões das terças são um misto de respeito à história do clube,
com debates muitas vezes acalorados sobre temos dos mais diversos. Muito
obrigado aos meus professores que sempre lá estão.
Mantive o
departamento de marketing aberto para conversar com torcedores
“desconhecidos” (individualmente ou em grupos), com membros das torcidas
organizadas, com pessoas ligadas aos grupos de oposição (membros da
Cruzada e ligados ao Roberto Monteiro aceitaram convite, e membros do
grupo Casaca foram recentemente convidados), com a imprensa em geral (um
agradecimento especialíssimo ao grupo “Só da Vasco”, e menções especiais aos grupos “NetVasco”, “SuperVasco”,
“Caldeirão Vascaíno”e “Mitos da Colina”, entre outros tantos outros não
menos importantes que formam uma grande rede de Vascainismo de alcance
mundial). Escolhi 3 nomes aqui que foram os que mais me demandaram
informações e entrevistas, Marcio Santos, Luis Felipe Barreiros e Helder
Floret, pela ordem mesmo. Vocês foram os TOP 3 em termos de demandas.
Preciso também agradecer a toda mídia como um todo, até quando fiquei
chateado, até quando não fui ouvido antes da publicação, tivemos
caminhos salutares, pois nos dias de hoje a velocidade é quase “on line”
e muitas vezes não dá para esperar ou pesquisar com a calma necessária.
Faz parte do jogo. Mas quero também fazer um agradecimento do tipo TOP 3
em termos de demanda ética, vai para “Máquina do Esporte”, “UOL
Esporte” e “Globoesporte.com”. Sem detrimento às demais, mas essas foram
as que mais acessam com cuidado e de maneira planejada.
Ao meu
pessoal do marketing, as palavras faltarão certamente. Vocês são os
caras/as caras!!!! Que galera jovem de idade e/ou de mentalidade. Que
orgulho ter vocês em um time que vinha sendo montado e fortalecido desde
o início da gestão. Sinal que meus antecessores também fincaram
importantes e boas raízes. Muito obrigado ao José Henrique, ao Fábio
Fernandes e ao Marcos Blanco. Este último convivi por 6 meses, mas o
mercado o levou de maneira impiedosa. Mas sua saída não foi feita sem
uma transição. Veio Henry Canfield que fica continuará conduzindo a
diretoria executiva do departamento de marketing, compondo a nova equipe
executiva.
Já quase encerrando gostaria de exemplificar com
diversas críticas que recebi, muitas delas citando meu nome de maneira
pejorativa por dar o acesso pleno através de meios de comunicação
modernos (principalmente redes sociais e e-mails). Em minha opinião essa
repulsa depõe contra as melhores práticas de uma democracia plena.
Depõe contra a liberdade de expressão, que é um instrumento fundamental
para o desenvolvimento de algo diferenciado e positivo, difícil de ser
igualado ou copiado. Permite que qualquer pessoa tenha acesso ao Vasco da Gama
sem dependerem de filtros editoriais, tendo contato direto com a fonte.
Isso é algo ainda pouquíssimo estudado em empresas, em clubes de
expressão mundial como o Vasco da Gama então nem se fala.
Agora para encerrar, espero um Vasco da Gama
classificadíssimo para as finais da taça Guanabara no jogo desse
domingo, um time campeão carioca e lutando pelos 2 campeonatos nacionais
que disputará no 2º. Semestre (Bi da Copa do Brasil e Penta
Brasileiro). Espero um caminho de conquistas para toda a diretoria
administrativa, aliando competência dos que já estão com dedicação plena
e competência dos que chegaram e ainda chegarão. Serei sempre torcedor,
fico no Conselho e estou à disposição mesmo fora da vice-presidência de
marketing.
Enfim, como sempre gosto de dizer: VAMOS QUE VAMOS VASCÃO!!!!
Fonte: Facebook oficial de Eduardo Machado
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