Páginas

11 de outubro de 2011

VASCO, A FÁBRICA DE ARTILHEIROS: VAVÁ

Hoje é dia de Vavá, o Leão da Copa, teve destaque na equipe vascaína durante a década de 50, atuando nos últimos anos do 'Expresso da Vitória', e é o 7º maior artilheiro da história do Gigante da Colina com 150 gols.

Era um jogador de técnica razoável e muita valentia e oportunismo, Vavá ganhou o apelido de 'Peito de Aço'. Um centroavante nato, porém tinha iniciado a carreira no Sport Recife como meia de criação. Em 1952 foi transferido para o Vasco, onde se tornou um excelente atacante, graças ao técnico Flávio Costa que o colocou na função onde se tornou um dos maiores do Vasco e da Seleção brasileira.
No mesmo ano, Vavá teve suas primeiras oportunidades na Seleção Brasileira, ao ser chamado para as Olimpíadas de Helsinki na Finlândia, e logo em seu primeiro jogo, contra a Holanda, deixou seu primeiro gol com a camisa canarinho.



Vavá se sagrou campeão Estadual com o Vasco em 1952, 56 e 58, campeão do Torneio de Paris (Mundial da época) em 1957 e campeão do Torneio Rio-São Paulo em 1958. Com a Seleção brasileira é bicampeão Mundial (1958 e 1962)
, tendo feito 5 gols na Copa da Suécia e 4 na Copa do Chile.

Vavá ainda jogou por Atlético de Madri e Palmeiras, onde fez parte da primeira 'Academia'
formada pelo clube de São Paulo.

Confira Vavá na seção 'ÍDOLOS' clicando aqui.

FICHA:

Nome: Edvaldo Izídio Neto
Data de nascimento: 12 de novembro de 1934
Local de nascimento: Lagoa dos Gatos - PE, Brasil
Falecido em: 19 de janeiro de 2002
Posição: Centroavante
Apelido: 'Peito de Aço' e 'Leão da Copa'

Por Vascaínos FC

Nenhum comentário:

Postar um comentário