Páginas

4 de outubro de 2011

VASCO, A FÁBRICA DE ARTILHEIROS: RUSSINHO

Na sequência da série, 'Vasco, a fábrica de artilheiros', o primeiro grande ídolo e artilheiro da história vascaína. Poucos conhecem Moacyr de Queiroz, conhecido como Russinho, que mais de 60 anos depois, ainda é o 5º maior artilheiro da história do Vasco com 225 gols marcados.

O primeiro time vascaíno, e já Campeão Carioca, tinha como destaques, Itália, Mola e outros. Mas Russinho era o grande atacante daquele time que se sagrou campeão do Estadual.
Com Russinho, que foi titular da Seleção brasileira na Copa do Mundo de 1930 no Uruguai e eleito o melhor jogador do Brasil em um concurso promovido por uma marca de cigarros (confira detalhes abaixo), o Vasco sagrou-se Campeão Carioca em 1924, 29 e 34.

Atacante de boa técnica e muita qualidade no passe, Russinho, encerrou carreira no Botafogo, onde ganhou seu bicampeonato Carioca em 1935.

Concurso Monroe:

Em 1930, uma companhia de cigarros, chamada 'Grande Manufactora de Fumos Veado', instituiu o "Concurso Monroe", destinado a eleger o melhor jogador do Brasil, mediante votação popular. O grande vencedor foi o artilheiro vascaíno Russinho, que recebeu quase três milhões de votos, numa demonstração não apenas do seu enorme prestígio e popularidade, como também da força que a torcida do Vasco já possuía naquela época.

Como prêmio, foi entregue ao craque um luxuoso carro esporte conversível da marca Chrysler, novinho em folha. A solenidade foi realizada num domingo, dia 15 de junho de 1930, em São Januário, que acolheu um grande público para homenagear o seu ídolo e vê-lo desfilar ao volante do seu reluzente automóvel.

Confira a publicação do jornal clicando aqui
.

Russinho foi artilheiro do Campeonato Carioca em duas oportunidades. Em 1929, marcando 23 gols e em 1931, marcando 17 gols.

Confira também, Russinho e outros tantos na seção ÍDOLOS clicando aqui.

FICHA:

Nome: Moacyr Siqueira de Queirós
Data de nascimento: 18 de dezembro de 1902
Local de nascimento: Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Falecido em: 18 de abril de 1992

Por Vascaínos FC

Nenhum comentário:

Postar um comentário