Páginas

25 de maio de 2012

VASCO MAESTRAL: ZANATA

Hoje é a vez no Maestro número 3. Depois de Fausto e Pedrinho, Zanata será o homenageado. Nascido em 6 de setembro de 1950, se destacou no Vasco nos anos 70. Compôs o meio-campo do primeiro título Brasileiro do Vasco em 1974.

Participação em gol histórico:

Quem nunca viu aquele gol de Roberto Dinamite, em que o atacante domina no peito, dá um lençol no adversário e de voleio concluí com maestria. Pois então, Zanata iniciou a jogada e cruzou para Dinamite marcar um dos gols mais bonitos da história.

Em 1977 fez parte de um dos grandes times da história do Vasco. Campeão Carioca, era o grande maestro ao lado de Dirceu. Zanata era uma pessoa simples e ficou marcado por sua passagem no Gigante da Colina, sendo considerado o grande ponto de equilíbrio do clube nos anos 70.


"Dono de um futebol técnico, excelente passe e grande qualidade ofensiva, Carlos Alberto Zanata iniciou sua carreira em 1969, aos 19 anos, jogando pelo Flamengo, no qual foi peça fundamental na conquista do Campeonato Estadual de 1972. No ano seguinte, desembarcou em São Januário.
E foi exatamente pelo clube cruzmaltino que Zanata ganhou maior destaque e viveu a grande e inesquecível fase de sua vida. Lá, o habilidoso meia conquistou os títulos mais marcantes de sua carreira: o Estadual de 1977 e o Brasileiro de 74, no qual formou, ao lado de Andrada, Alcir, Ademir, Jorginho Carvoeiro e Roberto Dinamite, um dos grandes times da história do Vasco.
Em 1978, o jogador foi parar no México, mais precisamente no Monterrey, por onde não conquistou títulos mas, como sempre, marcou sua passagem com ótimas atuações. Depois de três anos voltou ao Brasil, para atuar pelo Coritiba."
(matéria publicada no Jornal dos Sports e reproduzida no site NETVASCO)

Zanata foi considerado um dos grandes responsáveis pelo título Brasileiro de 1974 e era nome certo na Copa do Mundo do mesmo ano, porém se contundiu em um amistoso contra o Cruzeiro. O meia era técnico e tinha excelente passe.




Placar destacava a importância tática de Zanata para o Vasco:

"...no Vasco Campeão Brasileiro de 1974, Zanata resistia, ao lado do ídolo, artilheiro e prata-da-casa Roberto, às constantes mudanças e evoluções da equipe treinada por Mário Travaglini... no Vasco Campeão Carioca de 1977, Zanata marcava e lançava, despertava na torcida a confiança, tornando-se peça fundamental no Vasco"

Pela qualidade técnica e pelo bom desempenho tático, o camisa 8 de São Januário fazia o "Titio" Fantoni afirmar: Zanata cresceu em importância dentro do esquema ofensivo do Vasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário