Hoje o blog Vascaínos FC falará de outro ídolo "maestral". Após falarmos de Fausto, o canhotinho Pedrinho será o homenageado. Pedrinho viveu boa parte de sua vida dentro do Vasco da Gama e chegou aos profissionais junto com seu amigo Felipe para ser multi-campeão vestindo a camisa do Cruz-Maltino.
Pedrinho chegou ao Vasco com apenas 6 anos e logo se destacou no Futsal. O garoto era uma promessa. Tanto que fez um teste para o futebol de campo e foi aprovado, passando por todas as categorias de base do Vasco e da Seleção Brasileira. Com a amarelinha disputou o Mundial sub-20.
Começou a ganhar destaque no Vasco em 1997, quando foi um dos destaques do tricampeonato brasileiro e em 1998 na conquista da Libertadores, onde nas quartas-de-final marcou dois gols no confronto contra o Grêmio de Ronaldinho. A fase era fantástica. Campeão da América e convocado para a Seleção Brasileira, Pedrinho se lesionou gravemente em jogo contra o Cruzeiro, rompendo os ligamento do joelho e sofrendo fraturas na perna. Quando se preparava para voltar aos gramados em 1999 sofreu a mesma lesão em um amistoso. O retorno definitivo aconteceu apenas em fevereiro de 2000.
Idolatria e polêmica:
Final da Taça Guanabara e chocolate vascaíno sobre o grande rival Flamengo. O placar já era grande, quando Pedrinho marcou o quinto gol do Vasco na vitória de 5 a 1. Na comemoração mandou a torcida rival calar a boca e sentar. No lance seguinte fez embaixadas com a bola, incitando a ira dos jogadores flamenguistas e começando uma confusão generalizada. Justificando-se, Pedrinho disse que teve de escutar gritos de "bichado" no ano anterior.
Pedrinho tinha grande facilidade no passe e nas finalizações. Tinha habilidade e fazia de sua canhota uma arma devastadora. Ao lado de grandes ídolos como Edmundo, Romário, Juninho, Felipe e Mauro Galvão conquistou títulos. Além do Brasileirão e da Libertadores, esteve presente nas conquistas do Carioca (98), Rio-São Paulo (99) e Mercosul (2000).
![]() |
| Pedrinho no ShowBol. |
No início de 2001 foi negociado com o Palmeiras onde jogou 5 temporadas. Ainda passou pelo futebol Árabe, Fluminense, Santos, Figueirense e Olaria.
Antes de encerrar sua carreira no Olaria voltou ao Vasco no ano mais triste do Gigante da Colina, mas sem ser muito aproveitado pelo técnico Renato Gaúcho. Ao fim do último jogo do ano, que rebaixou o clube para a Série B, chorou inconsolavelmente, assim como a maioria dos torcedores presentes ou não no estadio.
Pedrinho ainda voltaria a dar alegrias ao torcedor vascaíno. Sua canhota voltou a brilhar com a camisa do Gigante da Colina, quando foi capitão e grande destaque do time campeão brasileiro de ShowBol em 2011.
Ao todo Pedrinho conquistou seis títulos com a camisa do Vasco. Confira Pedrinho e outros na seção Ídolos.
Por Vascaínos FC


Nenhum comentário:
Postar um comentário